domingo, 23 de maio de 2010

TEATRO


( Amandoart ensaiando)
O que é o teatro? .
Segundo Aristóteles, a arte de imitar faz parte do próprio homem e, portanto, não se pode determinar um momento histórico para o nascimento do teatro: ele nasceu com a própria humanidade.
A tradição atribui ao grego Téspis a invenção do ofício de ator: durante um ritual dionisíaco, ele teria assumido a figura do deus do vinho ,passando depois a representar também várias personagens por várias regiões da Grécia. Na Grécia antiga,o teatro era parte de uma celebração religiosa, desenvolvendo-se a partir de rituais e representações que eram parte dos festivais em honra a Dionísio.
No início o autor era tudo, inclusive o próprio ator. Sófocles, segundo consta, foi o primeiro a abrir mão da função de ator, porque sua voz era fraca.. passou a escrever para outros representarem. Sófocles foi, pois,o primeiro dramaturgo de que se tem notícia.
O teatro grego era realizado por apenas um ator que se transformava em vários personagens, trocando de máscaras e de roupas. Ésquilo acrescentou o segundo e Sófocles um terceiro, mas todos eram homens e a eles cabia interpretar todos os papéis, inclusive os femininos; com o tempo, o número de atores passou a corresponder ao número de personagens.
Roma tentou imitar os modelos gregos com Sêneca, na tragédia, Plauto e Terêncio, na comédia.
A apresentação passou a ser feita em praça pública, em vários carros que serviam de palco. Os carros eram colocados em determinados pontos onde eram apresentadas cada uma das cenas da peça. O público se deslocava de um cenário para outro; algumas encenações demoravam dias. Sabe-se, por exemplo, que “Os Mistérios dos Atos dos Apóstolos” , de Amoul e Simon Gréban, durou 40 dias.
No Brasil, esse tipo de teatro didático e religioso teve início com os autos de José de Anchieta, na época da colonização. José de Anchieta foi, provavelmente, o primeiro no Brasil a usar o teatro na educação , no colégio de São Paulo.
Usava a música, histórias e dramatizações com os índios. Anchieta compôs muitos hinos religiosos em Tupi.
Em Iperoig, durante as conversações de paz com os Tamoios, após a missa celebrada por Nóbrega todos os dias, Anchieta passa a ensinar aos índios o Evangelho de Jesus; com muito barulho, anda em volta deles,bate os pés, gesticula e faz pausas nos momentos mais dramáticos de suas falas. Conta-se que , nessas ocasiões, tribos inteiras da região vinham ver os religiosos. Anchieta ensina às crianças hinos religiosos que ele mesmo compôs em tupi. A cantoria da criançada feliz atraí os adultos, que vão ouvir os missionários. Sem dúvida, foi Anchieta o primeiro evangelizador brasileiro a usar a arte com crianças e adultos.
No Renascimento, a redescoberta dos textos gregos e latinos, principalmente a Poética de Aristóteles, inspirou o florescimento do drama secular e os gêneros profanos, comédia, pastoral, peça de capa e espada,etc.

Fonte: Apostila “Arte e Espiritismo”
Foto: Nieta Ede

Nenhum comentário:

Postar um comentário