quinta-feira, 13 de maio de 2010

"ESCOLA AGROTÉCNICA DIAULAS ABREU"


DR. DIAULAS ABREU

Nasceu no Rio de Janeiro em 1886. Seu pai, Coronel Rodolpho Abreu mudou-se para Barbacena no final do século XIX. A partir de então a família Abreu passou a fazer parte da política local.

Num gesto de altruísmo e preocupação com o desenvolvimento de nossa Terra, o Coronel Abreu cedeu parte de suas terras ao Governo Federal para que fosse construído um dos primeiros Colégios de Aprendizado Agrícola do Brasil, que foi criado em 1910 e inaugurado em 14 de julho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.

Para seu primeiro Diretor foi indicado o Dr. Diaulas Abreu, que administrou de forma notável durante décadas, aquele que seria reconhecido como o melhor Colégio de Ensino Agrícola do País.

Dr. Diaulas Abreu ficou em exercício no cargo de diretor até o ano de 1955, quando aposentou.

Ficou registrado nos anais da história do ensino agrícola em Barbacena este nome de saudosa memória, recebendo o Colégio Agrícola, como justa homenagem, seu nome .


Fonte: Prof. e Historiador Jorge Arnaldo do Nascimento
Diretor do Museu Municipal

Um comentário:

  1. era uma pessoa admirável. Eu só o vi duas vezes, em visitas que ele fez à Escola, mas conheço a sua história e fui beneficiado por sua obra.

    ResponderExcluir