sábado, 1 de janeiro de 2011

LIVRO DA FADA LILICA - CAPÍTULO MUITO ESPECIAL PARA UM AMIGO ESPECIAL.



LULA,

amigo, irmão e companheiro.
Como você pode ser meu amigo e companheiro se nem nos conhecemos?

Meu irmão é fácil, muito fácil, somos filhos do mesmo Pai.

Mas, há muito tempo, muito tempo!
Até me lembro o dia -
Formatura de oitava série da minha filha,
que tive a certeza que você era a pessoa certa,
não para mim, nem para uma minoria; mas para o povo brasileiro.

Já trazia aqui dentro um cansaço,
que fora se insinuando durante anos.
Muitas vezes não percebia
que era uma vontade de ver as coisas certas
serem feitas da maneira certa.

Não votei em você nos seus primeiros passos políticos,
mas ficava sempre alerta observando seu caminhar.
Por que? Não sei explicar.

Carregava um vazio,
uma tristeza antiga:
não ser eleitora quando nosso JK foi eleito Presidente,
participei de sua campanha,
pude até conviver com ele durante quase dois dias inteiros,
no interiror de Minas,
uma mocinha, estudante, cheia de ideais e sonhos.

Pois é,
depois cresci,
vi Brasília,
conheci Paulo Freire,
vi adultos analfabetos,
me enchi de entusiasmo pela igualdade,
estudei muito, e trabalhei.

Comecei então a ver você surgir,
no início bravo...
mas sempre conosco,
nesses anos todos
eu não notei disfarce na sua fala, no seu discurso.

Coragem?
Discurso político?
Não posso afirmar nada,
não conheço você,
não convivemos.

Mas o que está aqui na minha lembrança
há mais de 15 anos é que nada mudou,
quer dizer;
muita coisa mudou,
a coisa toda mudou,
você envelheceu - eu também,
muita maracutáia foi desfeita,
o povo miserável encontrou um caminho a seguir,
não há mais espaço para "poderosos";
pois,
eles ja perderam o poder.

O que eu digo que não mudou
foi seu modo de agir,
você não cuidou de nós,
você não nos protegeu,
o que você fez foimuito mais...
nos ensinou
a lidar com nossas possibilidades;
sabe aquela história bonita das inteligências múltiplas?

Pois é,
foi o que você fez conosco,
mostrou que cada um é capaz de realizar
dentro de sua área de ação.

Hoje,
vejo,
no interior do Mato Grosso
( onde residia,
quando tive o orgulho de eleger e
reeleger você como nosso Presidente),
meu alunos,
filhos do povo,
daquele povo que quase perdeu seus sonhos;
formando na Universidade Pública,
uns biólogos,
outros professores - como eu,
mas todos jovens de bem
se transformando em brasileiros operosos do bem.

A quem agradecer?
Agradeço a Deus,
com toda certeza.
e agradeço a você.

Por tudo isto
que eu disse que você fez,
que eu fiz,
que o povo conseguiu fazer
é que agora posso dizer
que você é
meu amigo e companheiro.

Obrigada, inesquecível amigo.

Nieta Ede - 29 12 2010"

Nenhum comentário:

Postar um comentário